Trabalhando para que você
pratique poker com tranquilidade.
CBTH > TEXAS HOLD'EM
A HISTÓRIA DO POKER

A HISTÓRIA DO POKER

Nunca saberemos exatamente de onde surgiu o poker, mas o maior consenso para os estudiosos do jogo chegou ao antigo jogo persa chamado "As Nas", que deve ter sido ensinado aos europeus pelos excelentes navegadores que eram os marinheiros persas.

Investigando o “As Nas”, houve a percepção de ser um jogo muito semelhante ao poker, onde há uma hierarquia de jogos e mãos familiares, como pares, trincas e full houses.

Já o nome "poker" pode ter vindo de outros jogos, não tão semelhantes, como o "poque" (em francês) ou o "pochen" (em alemão), que em simples tradução significa "bater". Outro jogo com certa semelhança, da mesma época, surgido na Europa, é o espanhol "primeiro". Esta modalidade também foi pesquisada mais a fundo e realmente possui certas similaridades na hierarquia de mãos, mas, já é um jogo muito mais complicado e até um pouco confuso.

Os primeiros arquivos que remetem ao poker mais atual parecem localizar o jogo em torno do ano de 1830, pela região de New Orleans, cidade norte-americana com grande influência francesa. As primeiras descrições do poker praticado em New Orleans nos mostram que quase sempre o jogo era realizado com meio baralho, usando cerca de 20 cartas apenas.

A história parece provar que a explosão do poker se deu a partir deste momento, quando passou a figurar em barcos a vapor da região do rio Mississipi, migrando com os pioneiros da corrida ao ouro para Oeste norte-americano. Daí surge toda aquela mitologia em torno do poker e de caubóis, que até hoje é utilizada em filmes, como “Meverick”, e em músicas country.

Da mesma forma que o poker moderno nasceu no centro dos Estados Unidos e migrou para o Oeste, as variantes do esporte foram nascendo aos poucos e se espalhando pelo país por meio das grandes migrações. A segunda delas foi a Guerra Civil Americana, que através dos soldados, chegou ao Leste e depois tomou o país.

Nessa época foi introduzido o baralho completo e criado o flush, para depois inventarem o draw poker, o stud de cartas e a sequência.

Já mais próximo da virada para 1900, os americanos criaram jogos com o coringa, e modalidades spli high-low. Já os jogos de cartas comunitários, percursores do Texas e Omaha, nasceram somente em torno de 1925. Foi então que, com a Segunda Guerra Mundial, o poker americano viajou novamente com os soldados e embarcou nos campos de batalha, principalmente na Inglaterra, França e, com muito maior força, tomou a Ásia.

De lá para cá, o poker seguiu discreto no imaginário americano e mundial como jogo de faroeste, marinheiros e soldados, e só passou a tomar forma esportiva na década de 1970, com a criação da World Series of Poker (WSOP).

A invenção do poker pela internet veio para realmente explodir o esporte como um dos maiores passatempos e jogos de competição em todo o planeta.




A Confederação Brasileira de Texas Hold'em ® é marca registrada - Todos os direitos reservados.

Todas as marcas ou imagens apresentadas neste site são registradas e seu uso foi autorizado para a CBTH exclusivamente.
Reprodução proibida para fins comerciais.

O atendimento da CBTH funciona de segunda a sexta das 10h as 18h no [email protected].